EXAME DE URINA PARA DETECTAR CÂNCER DE MAMA

October 9, 2014

Pesquisadores do Children's Hospital Boston afirmam que exame de urina seria capaz de detectar câncer de mama em estágios iniciais

 

O diagnóstico do câncer de mama pode ficar mais rápido a partir de um teste que está sendo desenvolvido por pesquisadores do Children's Hospital Boston, nos EUA. Segundo os especialistas, umexame de urina seria capaz de identificar tumores em estágios iniciais, permitindo, assim, um tratamento mais completo e eficaz.

 

Isso é possível graças à presença elevada de dois biomarcadores — chamados de MMP-9 e ADAM-12 — na urina de mulheres com dois tipos de câncer de mama. Essa elevação indica a angiogênese, ou seja, o crescimento dos vasos sanguíneos com base nos já existentes, um mecanismo fundamental para o desenvolvimento de um tumor maligno.

 

A descoberta já está licenciada para a fase clínica, e, caso tenha sucesso, as mulheres cuja urina revelar risco de câncer de mama poderão fazer mamografias mais frequentemente e mudar alguns comportamentos para que as chances de desenvolvimento da doença sejam minimizadas.

 

 

O Cancer de Mama pode estar ligado ao Estresse

 

Pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) divulgaram um estudo que relaciona o estilo de vida das pacientes com o desenvolvimento do câncer de mama. Segundo a pesquisa, que foi realizada com 989 mulheres, há uma relação direta entre o alto nível de estresse e as doenças crônicas como o câncer. Os especialistas encontraram componentes que classificam como “estresse psicossocial” (ansiedade, medo e isolamento), que podem sobrecarregar o sistema nervoso autônomo e prejudicar o tratamento.

 

Além disso, 38% das mulheres não reagiram bem a drogas que visam combater a doença. Foi confirmado que as pacientes com altos níveis de estresse são propensas a ter um câncer de mama mais agressivo. De acordo com Cícero Urban, oncologista e professor universitário da Pontifícia Católica do Paraná (PUC/PR), o estresse pode ter uma interferência negativa no mecanismo de reparo do DNA e no controle da proliferação celular.“Níveis elevados de adrenalina e cortisol, presentes no estresse, podem interferir no metabolismo dos medicamentos e na resposta fisiológica a tratamentos frequentemente utilizados no câncer, como a cirurgia e a radioterapia”, afirma.

 

 

Alimentos que ajudam na Prevencao do Cancer

 

Consumir vegetais ricos em carotenoides — como a couve, a cenoura e as folhas verdes —, antes da menopausa, pode proteger o organismo das mulheres contra o desenvolvimento do câncer de mama.

 

Pesquisadores da escola de Saúde pública de Harvard, nos EUA, entrevistaram mais de 5.700 voluntárias com câncer de mama invasivo e 6.400 mulheres saudáveis e notaram que, quanto maiores os níveis de vitamina a, carotenoides, betacaroteno,alfacaroteno e luteína/zeaxantina, menor o risco do desenvolvimento da doença naquelas que estavam na pré-menopausa, mas não após esse evento.

 

O consumo diário de pelo menos duas porções de vegetais ricos em carotenoides reduz o risco em 17%.

 

 

Exercicios Fisicos na Adolescencia podem ajudar a Prevenir o Cancer de Mama

 

Uma pesquisa divulgada no Journal of the National Cancer Institute revela que adolescentes que praticamexercícios físicos têm menos chances de sofrer com câncer de mama na fase adulta. Segundo o oncologista Bruno Carvalho, do Centro Especializado em Oncologia e Hematologia, o  aumento de peso após os 18 anos está diretamente relacionado ao desenvolvimento de tumores no período da pós-menopausa (após os 45 anos).

 

“Isso pode ser explicado pela produção de estrogênio nas células lipídicas, em comparação com as mulheres mais magras. O estrogênio é  responsável pelo crescimento das células tumorais mamárias”, explica. O médico ressalta ainda que, se a mulher realizar exercícios regularmente, chegará à pós-menopausa com menos depósitos de gordura. Portanto, produzirá menos estrogênio, diminuindo suas chances de desenvolver câncer de mama.

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Relacionados

CIENTISTAS DESENVOLVEM TESTE EFICAZ PARA DIAGNOSTICO DE ALZHEIMER

November 17, 2014

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

PILATES – TREINAMENTO FUNCIONAL – FISIOTERAPIA ORTOPEDICA E DERMATOFUNCIONAL – OSTEOPATIA  REEDUCAÇAO POSTURAL GLOBAL (RPG)

© 2014 por RENOVE PILATES & FISIOTERAPIA.

Orgulhosamente criado por RenovePilateseFisioterapia